JASMETRO Soluções em Metrologia e Qualidade

Jasmetro

Consultoria na ABNT NBR ISO/IEC 17025

"Alcance a Excelência Laboratorial:
Nossa Consultoria de Acreditação Transforma seu Laboratório em um Padrão Internacional de Qualidade!"

Suporte para sua equipe

A JAS-METRO conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados na implantação, integração de sistemas normativos e treinamentos para auxiliar nossos clientes na busca da excelência em seu ramo de atividade com o objetivo de solidez, competitividade e redução de custos.

Orientamos nossos clientes para a tomada de decisão para iniciar e concluir o projeto de implantação para o processo de Acreditação junto ao INMETRO.

Em nossas consultorias, o cliente terá desde o primeiro dia de trabalho:

Visitas presenciais exclusivas com atenção focada nas instalações do cliente ou a distância (opções de TI);

  • Atendimento do consultor responsável pelo projeto de implantação das etapas;
  • Treinamentos de suporte à gestão metrológica;
  • Desenvolvimento e acompanhamento das tarefas de implementação conforme cronograma de atividades;
  • Acompanhamento nas auditorias internas e externas (opcional).

Áreas de atuação

Metrologia
RBC (Rede Brasileira de Laboratórios de Calibração)
microscópio, laboratório, ensaios
RBLE (Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios)
Ensaios
Amostragem para ensaios de águas, efluentes, solos e sedimentos
Motor
Áreas específicas e tecnológicas

Desenvolvimento de profissionais e resultados

qUEM NÃO TEM TEMPO A PERDER

Oferecemos melhorias em seus processos com redução de custos

Foco em nosso cliente

Projeto

Abrange desde a concepção até o detalhamento do projeto de implantação.

Assessoria

Serviço desenvolvido por um consultor especializado no assunto, para apoiar o cliente no desenvolvimento de uma solução.

Implementação

Serviço que consiste em implementar um projeto seguindo um plano aprovado, com a aplicação das técnicas de gerenciamento de projetos.

Treinamento

Capacitação dos colaboradores nos novos conceitos e procedimentos especificados no projeto de implementação.

Referencial para o desempenho do laboratório

A acreditação beneficia os laboratórios ao permiti-los determinar se estão realizando seu trabalho corretamente e de acordo com as normas adequadas, além de oferecer um referencial para manter a competência. Muitos desses laboratórios funcionam isolados de seus pares e, raramente, recebem alguma avaliação técnica independente como medida de seu desempenho. A avaliação regular por um organismo de acreditação verifica todos os aspectos da operação de uma instalação relacionados com a produção regular de dados exatos e confiáveis. Áreas de melhoria são identificadas e discutidas, fornecendo-se um relatório detalhado ao final de cada visita. Quando necessário, o organismo de acreditação monitora ações de acompanhamento para que a instalação fique certa que tomou a ação corretiva adequada.

Além de serviços comerciais de ensaio e calibração, as fábricas podem usar a acreditação de laboratórios para assegurar a realização correta dos ensaios de seus produtos por seus próprios laboratórios.

A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.

Acreditação é o reconhecimento formal por um organismo de acreditação, de que um Organismo de Avaliação da Conformidade – OAC (laboratório, organismo de certificação ou organismo de inspeção) atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.

Um sistema concebido para acreditar serviços de avaliação da conformidade dos OACs deve transmitir confiança para o comprador e para a autoridade regulamentadora. Tal sistema deve facilitar o comércio através das fronteiras, como buscam as organizações e autoridades em comércio.

A acreditação realizada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) é de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um laboratório ou organismo para desenvolver as tarefas de avaliação da conformidade, segundo requisitos estabelecidos.

Os critérios são baseados nas normas internacionais NBR ISO/IEC 17025: 2017, que são usadas para avaliar laboratórios em todo mundo. Os organismos de acreditação de laboratórios usam essas normas especificamente para avaliar fatores pertinentes à competência técnica do laboratório, incluindo:

  1. Competência técnica do pessoal;

  2. Validade e adequação dos métodos de calibração e ensaio;

  3. Rastreabilidade de medições e calibrações a normas nacionais;

  4. Adequação, calibração e manutenção dos equipamentos de ensaio;

  5. Ambiente de calibração e ensaio;

  6. Amostragem (quando aplicável), manuseio e transporte de itens de ensaio;

  7. Garantia da qualidade de dados de ensaios e calibrações.

Por este processo, a acreditação de laboratórios visa garantir ao seus clientes que os dados de ensaios ou calibrações de seu laboratório são precisos e confiáveis.